Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jesus Chamou por mim !

Jesus Chamou por mim !

Pão de Santo António

FB_IMG_1465768503163.jpg

 

A história do “Pão de Santo António” remonta a um facto curioso que é assim narrado: “António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”.

 

Atónito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.

 

Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo António” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.

Reza também a lenda que este pão deve ser guardado durante o ano inteiro e que o mesmo não se deteriora.

 

Este ano eu a esposa e os filhotes fomos a esta bênção do pão que foi precedida pelo terço e cada um de nós trouxe um pãozinho. Vão ser guardados e um deles vai ficar junto ao nosso cantinho das orações para que se faça cumprir a história e que nunca nos falte o pão de cada dia a paz o amor e a alegria.

 

FB_IMG_1465768478960.jpg

 

Êxodo 16:3

Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.