Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jesus Chamou por mim !

Jesus Chamou por mim !

Não dê férias à sua fé !

praia.jpg

"Vá de férias, descanse, divirta- -se, desfrute. Mas não tire férias da sua Fé! "

 

 

Tenho ouvido com insistência os pedidos/ avisos informativos do nosso pároco, de que a igreja não vai de férias e de que não devemos deixar de ir à missa ou orações porque estamos de férias.

Esta semana através de suplemento informativo "Igreja Viva" da Arquidiocese de Braga no Diário do Minho, descobri algumas aplicações para nos acompanhar no telemóvel ou Tablet e que nos podem ajudar a manter os ritmos de oração em férias e noutras alturas.

 


“CLICK TO PRAY” “Click to pray” é a aplicação oficial da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). Através desta aplicação, os utilizadores poderão ligar-se a milhares de pessoas em oração, guiados pelos desafios da humanidade e da missão da Igreja que o Papa propõe nas suas intenções. O “Click to pray” apresenta três propostas, simples e breves, de oração para o dia: durante a manhã, a meio do dia e à noite. A aplicação permite definir o período do dia em que deseja receber a oração da manhã, indicar uma hora para receber uma “frase inspiradora”, determinar o momento (à noite) para fazer a revisão do dia, ou ainda optar pelo modo aleatório. Para além disso, por intermédio de um “mural electrónico”, os utilizadores poderão partilhar as suas intenções de oração e rezar pelas intenções do Papa ou de outros utilizadores. A plataforma poderá ser acedida via site, aplicações móveis, redes sociais (Facebook e Twitter) e emailing, existindo diversas opções para a obtenção de conteúdos. O “Click to pray” nasceu em Portugal, numa iniciativa do Apostolado da Oração, tendo como objectivo “ajudar os jovens a rezar”. A app foi lançada a 21 de Novembro de 2014 e hoje chega a 440 mil pessoas.

 


“IGREJABRAGA” Com a aplicação “IgrejaBraga”, da Arquidiocese de Braga, pode ligar- -se à Arquidiocese ou à sua paróquia, mantendo-se actualizado sobre a vida de fé da sua comunidade, e ainda aceder às leituras diárias fornecidas pelo Secretariado Nacional de Liturgia. Com a aplicação “IgrejaBraga”, pode aceder às últimas notícias da Arquidiocese, arciprestados e paróquias, fornecidas pelo portal da Arquidiocese, bem como às
informações acerca dos eventos planeados. Poderá encontrar a missa mais perto de si, na hora que pretende, uma vez que a app disponibiliza o horário e localização das Eucaristias em todas as igrejas da Arquidiocese. A “IgrejaBraga” disponibiliza ainda as referências bíblicas das leituras da missa e a memória dos Santos. A aplicação pode ser configurada de acordo com o seu interesse, permitindo optar pelo modo “Arquidiocese”, “Arciprestado” ou “Paróquia”, direccionando assim o âmbito das informações que pretende obter. Informações sobre párocos e paróquias, como por exemplo morada e contacto, também se encontram à disposição dos utilizadores. A aplicação surgiu em Outubro de 2015, uma iniciativa da Arquidiocese de Braga em parceria com as empresas “Peakit” e “Pi Creative Studio”.

 


“IBREVIARY” “iBreviary” é a aplicação que disponibiliza, através do smartphone ou tablet, os textos da Liturgia das Horas, o missal com textos, orações, fórmulas e rubricas necessárias à celebração da Eucaristia, textos bíblicos propostos na Eucaristia diária, todos os rituais e textos para as diversas celebrações católicas e o santoral próprio. A aplicação permite uma total gestão dos dias descarregados (seleccionar e eliminar), possui a opção de fazer o download instantâneo de toda a semana e permite ajustar a componente visual, através da regulação da intensidade do contraste do fundo dos textos e do tamanho das letras. O “iBreviary” permite rezar em nove línguas: árabe, espanhol, francês, inglês, italiano, latim, português, romeno e turco. A aplicação nasceu em Itália, em Dezembro de 2008. A versão portuguesa surgiu em Abril de 2014, sendo os textos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e cedidos pelo Secretariado Nacional da Liturgia. Os responsáveis pela versão portuguesa criaram a conta no twitter “@ibreviary_ pt”, onde os utilizadores podem expor as suas dúvidas, apresentar sugestões, ou ainda ficar a par das novidades e actualizações.

 

“PASSO-A-REZAR” “Não pares para rezar” é o desafio proposto pelo “Passo-a-rezar”, uma plataforma que permite escutar diariamente 10 minutos de oração em mp3, que consistem em meditações com base nos textos da liturgia do dia. O estilo de oração é inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. “Com o «Passo-a-rezar» pretendemos adaptar a proposta da oração pessoal às circunstâncias da vida de todos os dias e à exigência de mobilidade que a caracteriza”, pode ler-se no site oficial da plataforma. Os ficheiros podem ser descarregados e escutados a partir de qualquer dispositivo que suporte o formato mp3, e estão disponíveis no site do “Passo-a-rezar” e nas aplicações móveis. A transcrição dos “áudios do dia” é também disponibilizada no site, para quem preferir ler. É ainda possível subscrever a newsletter diária e receber no e-mail os “passos para cada dia”. Cada oração faz-se acompanhar de uma música, o que permitiu a criação de álbuns, disponíveis na plataforma Spotify. O “Passo-a-rezar” surgiu em Fevereiro de 2010, partindo da iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração — uma obra da Companhia de Jesus (Jesuítas) que se dedica à promoção da oração pessoal.

 

Caso já conheçam alguma destas aplicações por favor deixem os Vossos comentários !!!!

Abraço

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.